quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Oficio da Palavra - o melhor de BH


O que vou contar não é novidade: O ofício da palavra sempre foi o melhor evento regular com escritores de BH. Não tem o alcance e a divulgação do sempre um papo, não oferece livros do autor subsidiados e vendidos a R$5 como o evento da Academia Mineira de Letras, e não tem, na maioria das vezes, autores de mesma expressão dos dois eventos citados acima, pois mescla "medalhões" e autores da nova safra.

Mas tem um bate-papo mais descontraído, muito bem conduzido pelo mediador José Eduardo Gonçalves, que faz perguntas com conteúdo e sempre apresenta com extrema competência seus convidados, de quem (nas vezes que compareci) conhece o trabalho.

Para nós, escritores, surgem várias possibilidades: Conhecer autores contemporâneos e o que está sendo produzido atualmente por eles e por aqui, descobrir como trabalham e como foi a sua entrada no mercado literário. Se algum outro tema lhe interessa, aproveite a abertura na segunda parte do evento e pergunte diretamente ao escritor.

No ultimo evento (ontem, 28/08) com a escritora Ana Paula Maia, o papo foi mais uma vez de alto nível, com a vantagem de não terem aparecido perguntas do pessoal do curso de letras querendo interpretar o que o autor quis dizer, nem da presença de ninguém tentando se promover, como uma infeliz que pediu o microfone e resolveu cantar no meio do evento com o escritor Agualusa.

Então, para tentar fortalecer este evento que tanto prezo, vou passar a divulgar o oficio da palavra aqui no blog, e em meu twitter. Sei que é pouco, já que o movimento aqui ainda é fraco, mas se conseguir levar mais uma única pessoa até lá, terá valido a pena.

O Ofício da palavra acontece no museu de artes e ofícios, na praça da estação, centro de BH. Geralmente ocorre na ultima terça-feira do mês, as 19:30 (ou alguns minutos depois). Site oficial do museu: www.mao.org.br.

Abraços.
Thiago Rulius

Nenhum comentário:

Postar um comentário